COMO LER UM ARTIGO CIENTÍFICO DE MANEIRA EFICIENTE



Um artigo científico é organizado da seguinte maneira: TítuloResumoPalavras-chaveIntroduçãoMétodoResultadosDiscussãoConclusãoReferências Sem dúvida, nossa primeira maneira, instintiva, é ler o artigo da maneira que ele foi impresso. Esta não é maneira mais produtiva!Não é o modo mais eficaz de usar seu tempo! O que vou mostrar é a maneira que eu faço,eu leio artigos científicos há bastante tempo, sou médico, cirurgião vascular, minha apresentação está descrita neste canal. Existem inúmero tutoriais e vídeos no Youtube, nas redes sociais sobre como ler artigos científicos de maneira eficiente. Resolvi mostrar como faço, que acredito que é um modo útil de aproveitar o tempo. E é semelhante a vários que você pode ver nas redes. É uma maneira de ler de modo a aproveitar o máximo do artigo, de aproveitar o trabalho que outros pesquisadores fizeram e fazer um bom uso do seu tempo. A leitura científica é uma leitura detalhada, diferente da leitura jornalística ou literária. Ou ler um texto de um jornal, uma revista, lemos rápido, na maioria das vezes sem preocupar com os detalhes. A escrita é fácil, são frases curtas e completas.Ler um romance, um livro de ficção ou mesmo de não ficção atrai nossa atenção e podemos ler por horas porque é uma atividade prazeirosa.A leitura científica é difícil, metódica, eu diria até aborrecida de ler, por isso que nos cansa.Mas é necessária, para entendermos nossa prática e aumentar o conhecimento. Existe um número enorme de publicações científicas, sobre todos os assuntos. É impossível ler tudo. Veja bem: é impossível saber tudo sobre sua área.Quanto mais focado for na procura do conhecimento, melhor.

Fases da leitura de artigos

A leitura científica que eu faço, resumidamente, é um processo de três fases. Na primeira fase de leitura, você só precisa das informações divulgadas publicamente: o  título e o resumo. Nas outras duas fases, é necessário ter o artigo completo em mãos. As fases são as seguintes:

  1. Identificar se artigo será útil para mim.
  2. Conhecer  os resultados e a interpretação dos autores.
  3. Entender como o estudo foi feito.

Primeira Fase – Identificar se o artigo será útil

A conclusão é a última parte do Resumo, as últimas frases. Lendo o Título e a conclusão do Resumo você já vai ter uma boa ideia se o artigo aplica-se a você, à sua realidade ou ao que você quer estudar neste momento.Desconfie de conclusões muito genéricas, que não trazem informação útil: ex – mais estudos precisam ser feitos para analisar este assunto; ou então, tal técnica mostrou-se segura.Em um bom artigo, o autor conclui respondendo de maneira clara ao seu objetivo, ex: estudo mostrou que há associação entre tais situações, e deixa a necessidade de haver mais estudos implícita para o leitor. Assim, primeira que procuro é ver se o Título é interessante e se o autor escreveu uma conclusão que realmente traga novidades ao que eu estou estudando. Claro que são interpretações individuais, um artigo que eu acho bom outras pessoas podem não gostar, mas esta é só uma primeira avaliação, analisar a qualidade do artigo vem depois e isso é mais objetivo, não depende somente da interpretação individual, mas, de critérios bem estabelecidos para analisar a qualidade do artigo. Se o artigo chamou atenção e realmente eu acho que vale a pena continuar, então leio o Resumo.E você sabe qual é a principal parte de um Resumo do artigo científico. É a seção de Resultados.No artigo, as seções se completam, mas eu diria que o principal é a Discussão.Mas, no Resumo, não há Discussão, há Resultados.Então gaste uns 3 a 4 minutos lendo com atenção os Resultados. Não faça leitura rápida, como no Título ou na Conclusão.Para ler os Resultados, leia devagar, prestando atenção nos números porque é aqui que o autor mostra o resultado principal.Nos Resultados do Resumo, não há espaço pra muita coisa. Então, tenha certeza que, num bom artigo, o que está descrito ali é o principal que o autor que mostrar, sua mensagem mais importante.Leia os Resultados com calma, devagar, prestando atenção nos valores das variáveis e as medidas de risco mostradas. Se eu entendi bem o Resumo, ótimo, passo para a próxima fase.Se não entendi bem o que está descrito no Resumo, das duas, uma, ou é algo realmente muito difícil pra mim e talvez eu tenha que ler outro artigo mais simples antes, ou o autor não descreveu muito bem os achados. Partindo do pressuposto que em boas revistas os artigos passam pela revisão por pares, são avaliados por 2 ou 3 revisores, eu considero que os artigos, a princípio, são bem escritos. Mas, realmente, isso varia muito. O fato é que, se não entendo bem o que está descrito no Resumo, dificilmente vou entender o restante do artigo, então, passo pra outro. Uma vez que eu li os Resultados descritos no Resumo, achei a Conclusão válida, o próximo passo é ler o corpo do artigo.  

Fase 2 – Conhecer os Resultados e a Interpretação dos Autores

Agora, vou às tabelas, gráficos e figuras.Procuro ler com atenção as tabelas e os gráficos. Leio o título de cada tabela e as legendas ou notas, procuro entender o que está na tabela.Uma boa tabela é auto-explicativa, uma boa tabela  é possível interpretar sem ir ao texto descritivo.Tabelas fornecem mais informações que gráficos.Mas o gráfico mostra o achado principal.O autor usa gráficos para chamar atenção para os principais achados do seu estudo. Então aproveite o trabalho dos autores do artigo!Eles se esforçaram para fazer um bela tabela com várias informações para você.Leia a tabela com cuidado e veja os gráficos.Lembre-se: bons gráficos são auto-explicativos. Se eu cheguei até aqui na avaliação do artigo, certamente devo entender os gráficos. Se o gráfico não está bem descrito, desconfie da qualidade dos dados. Muito bem. Então o artigo me chamou atenção pelo Título e Conclusão, eu entendi os principais achados lendo o Resumoe consegui interpretar os dados descritos nas Tabelas e Gráficos.Essa fase dura em torno deCom isso, seguramente eu já tenho as principais informações do artigo. Muitas vezes isso é suficiente e me dou por satisfeito por aqui. No entanto, caso queira conhecer a interpretação dos autores você deve ler a Discussão Na Discussão os autores interpretam seus achados e correlacionam com a literatura existente. Assim, novamente, aproveite o trabalho dos autores! Devemos aprender com o que outros se esforçaram para escrever e publicar. A Discussão é a parte mais rica do trabalho, é a interpretação dos autores e a explicação dos achados.   

Fase 3 – Como o estudo foi feito

Para entender como o estudo foi feito, começo lendo a Introdução. 

Nesta parte há informação sobre o contexto, que normalmente já é conhecido. Mas, é importante ler com cuidado o objetivo principal, os objetivos específicos, a hipótese testada no estudo e os desfechos ou resultados estudados. 

A seguir, a principal parte para entendimento do estudo: a leitura detalhada do Método.

A leitura detalhada do Método é lenta e serve principalmente quando o objetivo é fazer um texto científico ou uma pesquisa semelhante. Assim, dedique tempo ao Método se você está escrevendo outro artigo, uma dissertação ou tese sobre o assunto. Ou se deseja realizar algo semelhante ao que os autores fizeram. 

Depois, eu costumo ler os Resultados novamente, agora, lendo o texto descritivo. Em um bom artigo, os Resultados principais são destacados no texto. Caso necessário, retorno às Tabelas e Gráficos, certamente agora com melhor entendimento do assunto. 

Após, releio a Discussão procurando anotar os pontos principais do estudo. 

Essa é uma fase demorada, em torno de 1 a 2 horas, mas que pode durar mais conforme a complexidade e tamanho do artigo. 

Sumário das Fases de Leitura do Artigo

a Fase – Identificar se o artigo será útil para mim – 5 a 10 min

  • Título, Conclusão
  • Resultados descritos no Resumo

 2a Fase – Conhecer os resultados e a interpretação dos autores – 10 a 20 min

  • Tabelas e Gráficos
  • Discussão

 3a Fase – Entender como o estudo foi feito – média de 2 horas

  • Introdução: rever o objetivo principal, conhecer os objetivos específicos, a hipótese  que foi testada e os desfechos foram estudados.
  • Leitura detalhada do Método
  • Rever os Resultados, lendo o texto descritivo
  • Rever a Discussão

 Portanto, é importante saber que a leitura científica é um processo.Não tente ler todo o artigo direto de uma vez. É uma maneira pouco produtiva.Crie o seu método, pense em uma maneira eficaz de ler os textos científicos.Eu compartilhei aqui o meu jeito, que tem funcionado pra mim nos últimos anos.Minha sugestão é que você aproveite essas informações, teste e, se funcionar bem pra você, melhore o método e divulgue!

MAIS
ARTIGOS

Para liberar o seu acesso ao curso basta preencher os dados abaixo:

Para liberar o seu acesso ao curso basta preencher os dados abaixo:

Para liberar o seu acesso ao curso basta preencher os dados abaixo: